FIFA e PES podem deixar de ser lançados anualmente?
close

Olá brother, aqui quem fala é o Dan e hoje eu tenho uma notícia (na realidade uma declaração) que não é ligada diretamente ao PES, mas certamente pode o atingir de uma forma ou de outra nossa amada franquia, não só ele mas creio que o mercado de games que são lançados anualmente.

Nesta quarta-feira (08) o CEO da EA, Andrew Wilson, em entrevista à Bloomberg veio a declarar que FIFA, Madden e NHL podem deixar de ser lançados anualmente. O Seo declarou que:

“Talvez não precisemos fazer um lançamento anual. Podemos pensar nesses games (simuladores) como um serviço constante, 365 dias por ano.”

Em resumo, a EA pensa em criar um sistema de assinatura para seus jogadores pago mensalmente, semelhante a netflix ou spotify, onde os mesmos geram uma receita constante as suas respectivas empresas, porém o Ceo não entrou em maiores detalhes sobre qualquer mudança ou anuncio a curto prazo.

E então, o que nós jogadores de PES temos haver com isso?

Micro Transações

A resposta é simples, isso certamente irá gerar grandes impactos na indústria, pelo menos no cenário atual causaria, principalmente porque a Konami com o PES não “domina” a questão das micros transações tão bem quanto a EA e Fifa.

Na minha visão não seria necessário a EA cobrar assinatura, devido a esse lucro absurdo que ela tem com micro transações, inclusive o lucro é maior com micro transações do que com o próprio lançamento do jogo mesmo que elas sejam “opcionais”, ou seja, isso sendo chato ou não, são elas que mantém o jogo “vivo” para uma empresa e dessa maneira fazendo ela manter o seu lucro, enquanto atualizações constantes mantem o jogo vivo para a comunidade.

Resistência a Mudança

A comunidade, seja de PES ou de Fifa está acostumada a lançamentos anuais, e levando em conta que o ser humano não gosta muito de mudança, isso pode gerar um grande estranhamento logo de início na comunidade, outra coisa é que Fifa tem uma jogabilidade muito padronizada a anos e praticamente só fazia lançamento mascarado e talvez isso aumente até a credibilidade, sendo assim, isso pode ser apenas um golpe estratégico e uma visão a frente do Ceo.

Sem Atualização na Jogabilidade

Antes do lançamento de PES 2018, o gerente global da franquia (Adam Batthi) veio a declarar que a Pes Team trabalhou durante 3 anos na jogabilidade do PES 2018, justamente para manter essa jogabilidade por no mínimo 3 anos, pois dessa maneira dará mais abertura ao foco a mais conteúdos imersivos no jogo, extracampo, milhares de animações novas e etc, e vejo isso como um caminho natural dos jogos que tentam fortalece seu cenário competitivo.

Cenário Competitivo

Os jogos que almejam visar um cenário competitivo de e-sports forte não alteram sua jogabilidade constantemente, só observamos o que ocorre com os maiores jogos do cenário de e-sports como eu citei nesse post:

O Que PES Pode Aprender Com CS E LoL

É inegável o crescimento do segmento e para uma franquia se manter forte nele, tem que haver adaptações, se não se torna “insustentável” dependendo do tipo de micro transações que forem feitas nele principalmente.

E você brother? O que acha que pode mudar no cenário após essa mudanças realmente acontecerem? Acha que o PES pode aderir a isso, ou por exemplo, a uma pouca mudança em sua jogabilidade? Me diga aqui nos comentários! e até o próximo post 😉

SAIUUUUUUUUUUUU A V1 DO OPTION FILE DO VINNYEXTREME PARA PES 2018 PS4!!!!!!!!!!!!!!!!

COMPRE SEUS JOGOS EM MÍDIA DIGITAL COM O RAUL!!!!!!!!!!

MOSTRE A WEBROTHERS PARA OS SEUS AMIGOS!

DENUNCIE DERRUBADORES CLICANDO AQUI!!!!!!!!!!!!!!!!!

NÃO LEIA APENAS, COMENTE A POSTAGEM. O SEU COMENTÁRIO É A NOSSA MOTIVAÇÃO!

Comments

comments

Tags : DestaqueKonamiPro Evolution Soccerpro evolution soccer 2018WebrothersWinning Elevenwinning eleven brothers
Dan

The author Dan

Facemaker. Apaixonado por Pro Evolution Soccer desde que se chamava Winning Eleven. Sou fã do modo Online do jogo e Player de PC/Steam

32 Comentários

  1. Cara. vou dar a minha opinião sobre os dois jogos, tanto FIFA quanto PES, das quais eu jogo as duas e me diverto com as duas, mas com obvia preferência no PES, esse ano, os dois jogos estão a baixo da linha do aceitável, FIFA se destaque na mediocridade que fazia tempo que não acontecia, vários, mas são vários os pró players que já desistiram de jogar o jogo online competitivo, simplesmente por que o jogo não funciona, que o handicap, mommentum ou bugs não os deixam jogar, os servidores que todo mundo fala que o FIFA tem, são uma bela de uma bosta, principalmente aqui no Brasil, a EA já lançou uns 4/5 patch que “corrigiriam” bugs da jogabilidade, mas mesmo ainda há muitos erros e scripts que deixam o jogo injogável. Já perdi as contas de quantos gols de kickoff giltch eu já vi jogadores tomarem. Partidas que terminam 4×4, 5×4, 4×2, 4×3. a grande maioria dos gols são de saída de bola, um atrás do outro.
    .
    E principalmente, pra quem reclama de derrubadores no PES, saibam que no FIFA também tem. O jogador derruba a partida, pra ele conta vitória, e pro jogador que foi derrubado não conta o jogo e tem que jogar de novo. E adivinha? A maioria que faz esse bug são o que? Brasileiros. A conexão do FIFA é mais estável que do PES, mas isso não significa que é melhor, ou que não tem bugeiro, tem, e tem muito.
    .
    O PES leva uma pequena vantagem, já que são poucos os bugs e glitchs que existem na jogabilidade, o maior deles é o bug do L1, mas o que iguala na mediocridade é a demora excessiva em lançar esse patch que corrige, OK, demora para corrigir? Ok, mas que pelo menos deixassem a comunidade ciente que o problema foi corrigido, a Konami lançou a nota que o patch ia sair, mas e ai? Não tem data, nem uma insinuação de quando pode sair , ficamos à mercê de esperar algo que não sabemos quando vai sair, e principalmente se vai realmente corrigir o problema.
    .
    PES e FIFA esse ano se igualaram esse ano, mas negativamente, temos esperamos que ao lançar esse patch, o PES melhore definitivamente.

  2. Konami e FIFA deviam lançar jogo só com um nome e sem data como por exemplo o 2017 ou 17 e sim lançar FIFA ou PES como referência de nome e com actualizações tal e qual a Koei/Tecmo de Dead or Alive 5 Last Round. Isso sim vale a pena. Depois se querem assim tantas licenças irão ter de pagar uma a uma. kkkkkkkk. Chorem consolitas.

  3. Todo ano é a mesma coisa, eu compro PES sempre na pré venda mídia física escondido da minha mulher e ainda tenho que vigiar para buscar nos Correios para não ter caô, sem falar que R$ 200 faz muita diferença para mim, mas mesmo assim me aperto e compro, porque para mim PES 2018 é tudo aquilo que espero de um simulador de futebol. O que me chateia é aguentar Adão, esse cara só pode ser peixe de um grande na Konami, não é possível, nunca vi uma pessoa tão despreparada para um cargo igual a esse camarada. Lança a P… de um jogo com três bugs que enfurece os mais apaixonados pela franquia (a troca no L1 e R3, a defesa que abre deixa espaços em contra-ataques e jogadores que congelam do nada principalmente quando a bola bate em suas canelas), pior ainda é que quem testo o jogo antes do lançamento havia alertado o Sr. Adão dos problemas apresentados. Já até pensei ir para FIFA, mas quando vejo aquela imundice de jogo, penso duas vezes antes, aquele jogo é horroroso de mais, eu queria saber a fórmula que a E.A. tem para fazer um jogo porcamente trabalhado em gameplay vender tanto e ainda ser amado por dezenas de milhões de retardados.

  4. Isso é desculpa pela incompetência! O que acontece é que o foco é no multiplayer! Não se tem mais mudanças porque o foco deixou de ser no modo carreira e na Master Liga! Quem joga on line não precisa de inovação! Essa geração multiplayer acabou com a indústria de games! As empresas viram que isso dá grana e agora está essa merda aí!

  5. Essa EA é malandra né. Depois que ela viu que esse FIFA 18 é uma atualização própria do 17 vem lançar essa de que vai acabar com lançamento anual. Eles mesmo reconhecem que o jogo não tem mais o que fazer. A Konami ainda tá atrás do jogo perfeito, tá no caminho mas ainda não chegou lá. Isso é um bom negócio pra EA, pra Konami ainda não cabe isso, infelizmente.

  6. O ideal seria o lançamento na troca de geração ou no mínimo de 3 em 3 anos e ir aprimorando a cada mês me tempo corrido, produzindo conteúdo de qualidade (mesmo que pagando um preço justo), assim o desenvolvimento seria mais dinâmico e elevaria o nível de satisfação da galera. Espero que isso se torne verdade. Seja inteligente uma vez só Konami.

  7. Considerando os rumores que a dlc 2.0 sairá no meio do mês, que no meu calendário “ocidental :P” é dia 15 e geralmente essas atualizações sai às quintas-feiras, que na semana que vem seria dia 16, parece o dia ideal para isso. Mas a Konami não divulgou a data, tem hora que esses japas parecem brasileiro, não estipulam prazo para não se comprometerem, é um tal “em breve”, “tão logo”, “logo mais”… Então, ou os japa vão lançar isso do nada, de uma hora pra outra, ou os rumores cairão por terra. Resta nos esperar para ver se a dlc 2.0 será “next week” ou “next summer”.

  8. Na verdade, essa correria pra produzir um jogo novo a cada 8 meses (por conta da demo) prejudica muito a evolução do game no geral. E na minha opniao, so se ve mudanças verdadeiras na troca de geração! O Fifa é o mesmo desde o 2014, o próprio PES, só mudou pra não acabar, e mudou pouquíssimo!! Por outro lado, a 2K entrega um jogo novo a cada ano pra NBA; ainda que são menos equipes, o detalhamento é infinitamente maior! Boa questão pra discussão proposta pelo blog, mas pra mim, continue como está: Faz o 2017, identifica erros, corrigi pro 2018, identifica os erros do 2018, corrigi e lança o 2019… e por ai vai.

  9. Eu acho uma ótima ideia afinal jogos de esporte precisam de um melhor acabamento e como as produtoras tem essa obrigação de entregar num prazo curto, prejudicam muito a qualidade do jogo pior ainda quando abandonam o jogo 3 meses após o lançamento.Pra Konami vai ser ótimo tem como trabalhar melhor o PES antes de lançarem o jogo no mercado evitando aborrecimentos e reclamações. Mesmo o Fifa 18 está sofrendo e sendo alvo de reclamações e vejam o quanto a EA gasta com marketing e licenças . Quanto ao PES 2018 por exemplo o jogo está muito bom e necessita de alguns ajustes e já poderia ser o caso de atrasar o lançamento do PES 2019 .Esse tempo seria bom pra Konami melhorar as narrações colocar cantos de torcida ajustar o gameplay testar mais o jogo na versão beta ir atrás de mais licenças resolver o problema do OF no Xbox One etc..

  10. Caras, na boa… que ótima notícia! Espero que se concretize!!
    Será uma evolução na indústria dos games.
    Vai ajudar a dar uma levantada foda no e-sports também.
    Não teremos mais o problema de conviver com jogos abandonados alguns meses após o lançamento.
    Poderemos ter competições frequentes, não será sempre um recomeçar a cada ano, pegar macete e etc.
    Vejo isso com bons olhos.

  11. Acho que seria melhor ser lançado pelo menos a cada dois anos. Agora que PES achou a jogabilidade desejada, precisando apenas de alguns retoques, pode se concentrar mais na imersão e nas licenças.

    1. exatamente! adicionar novas animações e extra campo certamente traria isso, vamos ver o que nos aguarda em PES 19 em diante nessa questão

  12. acho uma ideia muito saudavel
    pes cada vez q mexe na jogabilidade,acerta em alguns pontos mas acaba causando novos bugs em outros pontos,com o jogo deixando de ser lançado anualmente,seria possivel mais dlcs de correções de bugs ate ajustar beeem ajustada a jogabilidade,só precisariam manter o jogo vivo por mais tempo com material inedito,melhorando a imersao,serem mais caprichosos aos detalhes

    o q na minha opiniao é o grande diferencial do pes em relação ao fifa e q me mantem fiel é justamente a jogabilidade e os graficos,e msm assim o fifa com aquela jogabilidade zoada vende mais,mas eles dao muita atenção ao extra campo,aos detalhes,entao eu nao me importaria se pes deixasse de ser lançado anualmente,ou ficasse meio estagnado na parte grafica e de jogabilidade,se eles corrigissem os bugs e melhorassem, a IA do cpu,adicionando conteudo novo p manter o jogo sempre atual e com novidades,essa ideia de parar de lançar anualmente seria muito vantajosa na minha opiniao

  13. A estratégia da E.A. é correta em acabar com o lançamento de FIFA anualmente, onde a Konami deveria adotar essa postura bem antes, uma vez que segundo eles, a equipe é reduzida e nós aqui sofremos meses para corrigirem bugs que tanto nos deixam com raiva provenientes de testes mal feitos ou incompetência mesmo.

    1. concordo, deve ser por isso que estão demorando tanto a lançar o novo patch, espero que realmente seja para minimizar ou excluir erros que sempre acontecia com patchs das versões anteriores

  14. acho que Konami é um departamento e EA é outro…a EA já tem o EA Access no Xone, agora foi para o PC, e não duvido que chegue na Sony em breve, pois é uma fórmula excelente, as pessoas pagam anuidade/mensalidade, tem acesso a dezenas de games de graça, os mais antigos geralmente, e ainda ganham descontaços nos lançamentos, podem baixar e jogar antes de lançar oficialmente, etc… pra que esse EA Access acabe virando um esquema de “Netflix” não vai demorar muito, pois o catálogo é graúdo….. além da EA a Microsoft já lançou o Xbox Game Pass que é basicamente isso, vc paga uma mensalidade tipo Netflix e tem mais de 100 jogos no catálogo, que mudam com o passar do tempo…. caso vc goste de um game pode comprá-lo por um super desconto, acho que o futuro vai acabar sendo esse… até porque já foi o tempo de “colecionar games”, hj é tudo mais dinâmico e descartável, não tem muito sentido comprar um game que vc vai jogar 1 mês e nunca mais…. mas onde entra a Konami nisso se ela só tem o PES em seu catálogo? a Konami pode entrar em serviços de terceiros como o Game Pass da Microsoft, mas por conta própria seria um fiasco completo… melhor continuar como está, por enquanto…. ah, qto ao Fifa, realmente, mudam engine mas o game permanece sempre igual, quem viu um viu todos…

  15. Só vale a pena se a DLC de atualização de elencos for barata.
    Se for pra pagar o mesmo preço que se paga hoje tanto em Fifa, quanto em PES, aí já seria extorsão por parte dos produtores.
    Um legítimo golpe de mestre, pois eles teriam uma redução gigantesca de custos e manteriam as mesmas receitas, enquanto o consumidor sairia lesado.
    Agora, se for pra atualizar elencos e uniformes por um preço justo (abaixo de 100 reais por temporada), pode ser que seja interessante.
    Pessoalmente, prefiro do jeito que está hoje.

  16. Olá Dan, tenho uma questão que foge ao assunto, mas se vc puder me ajudar, ficaria grato. Na última matéria do we-brothers fiz a seguinte pergunta ao Edu:

    “Eu amo o PES e jogo desde o WE 4, mas se tem uma coisa no FIFA que me inveja são os updates constantes no stats dos jogadores. Vocês do WE-brothers têm alguma ideia de quando os stats vão ser atualizados? Até o PES 2016 isso sempre acontecia no começo do ano, fevereiro ou março, mas no 2017 não houve essa atualização. Eu me reúno com amigos para jogar offline, montamos nossos times no edit, e adoraria ver a database atualizada com os jogadores que estão voando, melhorados.”

    Ele me respondeu que o update nos stats já acontece semanalmente com o live update.. Mas ñ foi isso q eu quis dizer.. primeiro pq o live update atualiza somente as setinhas dos jogadores e ñ os números dos stats originais de cada jogador.. segundo pq eu reúno pra jogar com amigos, montamos nossos times no edit mode, e ñ tem como usar o live update pq se ñ desfaz os times.. Eu estava me referindo àquela atualização que sempre acontecia em meados de fevereiro, pós fechamento da janela de janeiro na metade da temporada européia.. isso smpre ocorreu até o pes 2016, apenas no último ñ houve essa atualização nas habilidades originais de todos os jogadores.. Vocês tem alguma info quanto a isso, se nesse pes vai ocorrer, ou se já é algo que ñ vai existir mais..

    1. Olá Bruno, infelizmente não tenho essas informações e provavelmente não será atualizado os stats, pelo menos não por agora, TALVEZ antes da copa (se vier a dlc word challenge assim como em PES 14) e pra ser sincero só lembro de update em stats via DLC no PES 16 ou 17, o resto era tudo via atualização ao vivo mesmo.

Leave a Response