Existe uma receita para Pro Evolution Soccer voltar ao trono?
close

Olá, brothers, tudo de boa? Então vamos a mais uma matéria sobre Pro Evolution Soccer!

Hoje a matéria é resultado do nosso intenso debate, a cada comentário, em busca de soluções para que a nossa amanda franquia Winning Eleven volte ao lugar que merece: o de melhor jogo de esportes do mundo.

Assim, resolvi organizar as nossas idéias em um só lugar e, com isso, depois, organizarmos uma carta aberta a ser enviada a Konami. Esse post é a matéria prima e, nos comentários, iremos ajustando tudo aos poucos.

Existe uma receita a ser seguida para que PES volte ao topo, algo factível, possível de ser seguido pela Konami? Existe sim, e a nossa comunidade e outras apaixonadas por PES ao redor do mundo gritam essa receita, todos os dias, no Twitter.

Então vamos aos ingredientes que, combinados, formam essa receita que fará nosso WE voltar a ser o jogo de futebol mais vendido do planeta!

 

APROVEITAR MELHOR A LICENÇA JÁ DA UEFA CHAMPIONS LEAGUE

Uma das maiores deficiências da franquia PES (a maior para muitos), notadamente, é a escassez de licenças presentes no game. Hoje em dia FIFA vende tão mais que PES que, economicamente falando, a Konami não tem condições de competir com a EA nesse quesito.

Dito isso, o PESTeam deve agir com inteligência e astúcia para conseguir as licenças que a produtora canadense deixa dando sopa; e quando consegui-las, agarrá-las com todas as forças e aproveitá-las ao máximo. Infelizmente, isso não é feito.

Iniciando pela UEFA Champions League, a Konami não aproveita, ao meu ver, essa licença como deveria. A UCL é, simplesmente, o maior e melhor torneio de futebol do mundo, e é reproduzido de maneira pífia na franquia PES. O modo dedicado a UCL deveria ser recheado de conteúdo exclusivo, cutscenes em cgi, com imagens reais, entrevistas de ídolos do passado falando das suas glórias no torneio… coisas que contribuam na imersão do clima da UCL e nos façam viver a mesma emoção que sentimos ao ver o jogo na TV.

Como falamos no post anterior, a Konami parece estar criando um embrião de um modo carreira para a franquia PES, talvez no PES 2019. Não acham que essa seria a oportunidade de se aproveitar melhor a licença da UEFA? Fazer um modo carreira “Road to UCL Final”, mostrando todo o ambiente que cerca a competição mais legal que existe?

 

EXPLORAR AO MÁXIMO O SEU MAIOR MERCADO: O BRASIL

Creio que todos os leitores da Webrothers sabem que o Brasil é o lugar no mundo que mais vende PES, correto? Temos pessoas na Konami que sabem disso, que lutam por nós (leia-se André Bronzoni) e que conseguiram trazer 8 dos nossos estádios e os 20 clubes da primeira divisão licenciados. Isso basta?

Bem, sabemos da dificuldade em ser feito o licenciamento dos jogadores daqui, isso já foi dito exaustivamente em matérias mais antigas. Mas nada impede que outras coisas sejam feitas. Eu, particularmente, tenho 3 queixas sobre o aproveitamento da licença do Brasileirão; a primeira já citei acima, em relação aos jogadores genéricos, e sei que o André trabalha exaustivamente nisso, beleza. A segundo é em relação ao descaso com as faces dos jogadores brasileiros no jogo.

Qualquer liga mequetrefe do PES, como a Holandesa, tem mais faces que o BR! Sabemos que há dificuldade em se entrar no Brasil com o equipamento de body scan (escaneamento corporal 3D), mas isso não é justificativa! Faces podem ser modeladas em 3d com fotos de diferentes perfis usando um programa 3D, como o Blender! Eu acho um insulto termos que assistir times de países que vendem meia dúzia de cópias de PES terem todos os jogadores com faces! A Konami tinha obrigação de meter faces digitalizadas em quase todos os jogadores BR dos maiores times, principalmente os partners!

A lógica do mercado diz que, quando detectamos o nosso maior mercado consumidor, fazemos de tudo para agradá-lo e fazê-lo adquirir nosso produto. O André sabe disso, mas o Mr Global não. Vejo a galera da Konami se esforçando, trabalhando horas a fio pra trazer conteúdo não só para o Brasil, mas para os seus países vizinhos, e a gerência global vai lá e gasta dinheiro com parcerias inúteis, como a do Fulham! Meter mais faces nos jogadores daqui da América Latina faria PES vender muito mais do que essa pareceria sem noção!

Outra coisa que me tira do sério é a ausência de uma segunda divisão, mesmo que genérica, no Brasileirão. Isso é um absurdo! O país que mais vende PES não tem a experiência de jogar uma Master League com a emoção de brigar pra não cair! Ahhh, misericórdia! Por que tiraram a segunda divisão genérica que tínhamos antes?

Tomara que esse estreitamento de relações que vem acontecendo com o Cartola, Globoesporte e etc, de alguma maneira ajude ao André e sua equipe a trazer mais conteúdo BR para o PES!

 

ATACAR LICENÇAS NEGLIGENCIADAS PELA EA SPORTS

Uma coisa que a divisão da Konami aqui nas Américas vem fazendo, com sucesso, é atacar e conquistar licenças dos grandes clubes desse continente. Como sabemos, a EA está numa posição de vendas tão cômoda, que não se dá ao trabalho de enfrentar toda a burocracia e corrupção para conseguir licenças como da Libertadores, Brasileirão e etc.

Assim, a Konami deve continuar atacando esse mercado, tentando trazer a liga colombiana, uruguaia, peruana… esse é o caminho! Além disso, a Konami deve atacar ligas europeias que a Konami não dá tanta atenção, como a Portuguesa, Turca, Russa e etc, países que possuem milhares de fãs apaixonados por PES.

Não basta fechar parcerias individuais com clubes pra trazer lendas ao myClub, os outros modos de jogo não podem ser abandonados. Precisamos de um jogo com licenças de LIGAS INTEIRAS!

 

TORNAR A LIGA MASTER E O RUMO AO ESTRELATO MAIS ATRATIVOS E RENTÁVEIS

Uma das coisas que fez muitos fãs de PES migrarem para o FIFA foi o descaso com a Master League; e isso não parece que irá mudar, pelo menos na atual gestão global da marca. Ano a ano, os fãs de PES que são fãs da ML e BAL vem se queixando da castração desses modos, do marasmo, chatice que os povoam. E com razão.

Atualmente, quem está na gestão parece querer focar apenas no myClub, direcionar todos os recursos para ele, travar uma batalha pessoal para que um modo de jogo nada original, copiado do Ultimate Team, sem carisma, com online ruim e chato vingue, unicamente para sua glória pessoal. Os fãs da ML não são maltratados apenas em termos de conteúdo, mas também literalmente nas redes sociais, quando questionam coisas em relação a isso.

Não é necessário matar a ML, basta torná-la atrativa e rentável! Coloquem:

  • Calendário real;
  • Estrutura das competições real;
  • segunda divisão, mesmo que genérica;
  • Sistema de gerenciamento do clube e negociações mais difícil, sem ser muito complexo;
  • Sistema de treino e gestão do time mais profundo (não muita coisa);
  • Inserir microtransações em frescuras, como chuteiras adicionais, kits de recuperação, treinamento extra e etc. Isso daria um grande retorno financeiro e faria a Konami investir ainda mais nesse modo de jogo.

Resumindo: o Mr. Global precisa jogar mais PES Club Manager e aprender como fazer um jogo de verdade.

Quanto ao BAL, pode ser transformado num modo carreira, como o do FIFA. Até a EA copia a Konami, fazendo um modo inspirado no antigo “Fantasista” do WE. Só a Konami não copia a Konami!

 

TONAR O JOGO TOTALMENTE EDITÁVEL E APROVEITAR O MATERIAL DOS FÃS

Como já falamos acima, o quesito licenças é um dos pontos fracos da franquia. Além da inteligência na hora de gastar dinheiro com novas aquisições (o Fulham não, cacete!), outra coisa pode ser um grande quebra galho para isso: deixar o jogo totalmente editável!

São necessários:

  • Mais slots de imagens para uniformes, escudos e etc;
  • Mais opções para edição de uniformes via editor interno (fãs que jogam no Xone agradecem);
  • Volta do criador de estádios;
  • Mais opções de edição de áudio, como músicas, gritos de torcida, e etc;
  • Permitir mudar os cabelos dos jogadores com faces digitalizadas;
  • Permitir a mescla de uniformes, como no PES 6;
  • Etc.

Sabe, eu acho o cúmulo não podermos mudar o cabelo ou um uniforme, simplesmente, porque é contra a vontade de uma pessoa (leia-se Mr. Global); PES não tem dono, pertence aos fãs!

Além disso, o PESTeam precisa seguir o exemplo de outras produtoras e aproveitar as edições feitas pelos fãs. Só criar um “PES Creation Center” onde, ao postar suas edições, o cara concorda com que elas sejam aproveitadas no jogo. Pronto, com essa atitude, a Konami pode inserir faces digitalizadas em todos os jogadores relevantes do futebol mundial, manter todos os uniformes atualizados e etc. Isso não custa caro, pelo contrário: fará a Konami economizar tempo, trabalho e dinheiro.

 

OPTION FILES NO XBOX ONE

Um jogo AAA de uma das maiores companhias de entretenimento digital do mundo não poder ter uma limitação tão bizarra quanto a impossibilidade de se importar option files para o Xbox One. Isso, na verdade, tem consequências catastróficas para a Konami:

  • Diminui, e muito as vendas de PES na atual geração, já que PS4 e e Xone dividem o mercado gamer;
  • Fomenta o aumento de vendas do FIFA, já que os gamers caixistas optam, quase que sua totalidade, pelo jogo da EA;
  • Geram uma enorme insatisfação na comunidade PESista, já que, na geração passada, os jogadores do Xbox 360 eram, na minha opinião, os mais apaixonados pela franquia, com option files abundantes e, agora, ficaram órfãos.

Ao invés de gastar dinheiro com o Fulham ou com a titica do myClub, paguem um nerd hacker pra criar um sistema ou desbloquear o Xone; o que não pode é ficarmos sem OFs nessa plataforma.

 

MELHORAR O PÓS VENDA DO PES

Sabe quando sentimos que um jogo foi abandonado pouco tempo depois de seu lançamento? Isso assombra muitos fãs de PES, que se salvam com patches ou OFs (coitados dos nossos amigos do Xone).

Para começar, a Konami precisa ser muio mais eficiente no lançamento de patches corretivos, DLCs de conteúdo e atualizações de times e jogadores. É inadmissível que, depois de dois meses e meio do lançamento de PES 2018 a Konami não tenha corrigido os bugs mais gritantes do jogo.

Essa demora gera um desgaste enorme na comunidade, deixando os fãs extremamente insatisfeitos e raivosos (podemos observar isso claramente aqui nos comentários do site). Alguns bugs, mesmo que não prejudiquem tanto a experiência excelente que PES 2018 nos trás, acabam deixando os fãs magoados e enfurecidos por essa demora excessiva da Konami em solucionar tais problemas.

Outra questão relacionada ao pós venda é a inexistência de vídeos tutoriais e outros itens relacionados a PES após o lançamento do game. Gente, quando se lança um game desse porte, deve-se entupir o Youtube de tutoriais. dicas e afins, de modo a prender ainda mais o gamer ao jogo. A Konami faz isso? Claro que não! O Bronzoni até tentou implantar isso no PES 2016 com o Gabigol, se não me engano, mas ele sozinho não dá conta, é só um cara.

Ainda nesse quesito, uma das maiores falhas da Konami é a relação com os fãs nas redes sociais. Temos algumas pessoas que, embora agora tenham fugido do Twitter, passaram anos tratando mal os fãs de PES nas redes sociais. Patadas, foras, arrogância, prepotência, tudo isso foi gerando uma revolta enorme na comunidade que, ao meu ver, construiu uma relação péssima entre PES e fãs nas redes sociais.

É notório que PES é pessimamente gerido a nível global, e a Konami precisa mudar isso com urgência. O rapaz sumir do Twitter não vai fazer os fãs esquecerem de tudo o que ele aprontou.

 

MELHORIAS NO ONLINE

Metemos o pau nos defeitos e erros da Konami mas, quando eles acertam, temos que reconhecer: a evolução do online de PES 2017 para PES 2018 foi brutal. Eu, particularmente, raramente tenho delays ou lags, usando meu NET Virtua de 15 MB. Mesmo assim, existem alguns problemas.

Começando pelo Wi-Fi, PES não funciona online com esse tipo de conexão: o jogo fica horroroso quando jogado desta maneira, por isso nem cogite jogar sem um cabo de rede diretamente conectado ao seu console. É esse tipo de informação omitida que gera insatisfação nos fãs. Quantos não vem aqui no site dizer que PES 2018 é uma porcaria, sendo que estão jogando via wi-fi, com uma conexão compartilhada e com menos de 10MB?

A Konami precisa ser clara na embalagem do produto, informando que a conexão deve ser via cabo, que a rede deve estar dedicada a fim de evitar oscilações e passar as taxas mínimas de download, upload e ping exigidos pelo game. O cara que vem aqui dizer que PES 2018 é uma titica, compartilhando uma internet de 5 MB via Wi Fi com a família inteira tá errado em reclamar? Claro que não, pois a Konami não expôs a informação completa para ele.

Ainda no quesito online, a Konami precisa, com urgência, melhorar o sistema anti trapaça da franquia. Ter que ir no PC e denunciar o cara num link pouco acessível e num layout pouco amigável é surreal; a denúncia aos trapaceiros só será efetiva e coibirá essa prática quando pudermos delatar o cara in game, direto do console, de maneira simples e rápida. Qualquer coisa diferente disso não terá resultados efetivos.

 

REPAGINAR O MYCLUB

Ok, a Konami precisava lançar um produto nos moldes do Ultimate Team, o mercado e os consumidores pediam isso. Mas, na minha opinião, já passou da hora do myClub retirar as “rodinhas” e andar por conta própria.

Chega de imitar o UT, chegou a hora de inovar, e a Konami tem duas ótimas fontes de inspiração, em seu próprio currículo, pra achar a fórmula ideal para o myClub: resgatar elemento dos modo comunidade e a Master League Online.

Sinceramente falando, o myClub não é um modo de jogo ruim, pelo contrário. Mas ele não pode ser concebido, primordialmente, como um modo de jogo para atrair fifeiros; ele precisa ser concebido como um modo de jogo para atrair PESistas!!!!

Comentem bastante sobre as melhorias que desejam para esse modo de jogo, pois vocês sabem que não é meu ponto forte (embora eu esteja me esforçando pra mudar isso).

 

TRAZER OS CLUBES PARA O E-SPORTS

Uma das coisas que funcionam bem dentro da Konami, na minha opinião, é a parte ligada à organização da PES League; não há o que reclamar nesse sentido. Entretanto, a Konami precisa trazer os clubes de futebol para dentro dela.

Explicando melhor, vemos a todo instante notícias de clubes que estão criando equipes de e-sports para competir em FIFA. Isso gera muita mídia e atrai muitos fãs. E em relação ao PES? Não vemos nada nesse sentido, não vemos clubes se aproximando da PES League, e isso precisa mudar.

Creio que a Konami está no caminho certo nesse quesito, mas precisa dar esse próximo passo!

 

AUMENTAR O GRAU DE IMERSÃO DO JOGO

Um dos maiores defeitos da franquia, atualmente, é o baixo grau de imersão que o game apresenta. Em PES 2018 isso está um pouco atenuado, pois o nível de dificuldade e de desafio estão excelentes na minha opinião. Mas a imersão precisa ser melhor apresentada.

Precisamos, em todos os modos de jogo, de mais frescuras que nos permitam “entrar” mais no clima do jogo:

  • Mais cutscenes, inclusive interativas;
  • Colocar mais gritos de torcida reais;
  • Melhorar sistema de gestão do clube, inclusive de transferências;
  • Melhorar sistema de treinos;
  • Calendário mais realista;
  • Colocar mais frescuras dentro do campo, como arbitro mais ativo ajeitando barreira, passando spray… imagina se a Konami inova e coloca torcedor invadindo o campo!!!!
  • Colocar músicas com o tema futebol na trilha sonora do jogo;
  • E muitas outras coisas que vocês irão colocar nos comentários!

Sim, a Konami precisa melhorar isso com urgência.

 

APELAR PARA A NOSTALGIA DOS FÃS

Com todas essas mudanças propostas, inclusive na gestão global do jogo, a Konami deveria trazer de volta o nome Winning Eleven! Esse seria um marco verdadeiro nessa virada da franquia! O nome PES já foi demasiadamente maltratado pela Konami e pelo Mr. Global, e precisa sair de cena.

Trazer a marca WE de volta e, junto com isso, trazer de volta o cara ou coroa, o cachorro, o Zico na capa, a mistura de uniformes… enfim, trazer de volta elementos que remetem a nossa infância seria fantástico! Geraria uma hyppe monstra na comunidade e, com certeza, a faria esquecer dos anos em que foi maltratado no Twitter (por vocês sabem quem).

Na minha opinião, algumas coisas são inevitáveis de acontecerem, pois a sobrevivência da franquia está diretamente relacionada com elas. Só espero que não demorem muito.

Um abraço a todos e comentem bastante.

 

SAIUUUUUUUUUUUU A V1 DO OPTION FILE DO VINNYEXTREME PARA PES 2018 PS4!!!!!!!!!!!!!!!!

COMPRE SEUS JOGOS EM MÍDIA DIGITAL COM O RAUL!!!!!!!!!!

 

MOSTRE A WEBROTHERS PARA OS SEUS AMIGOS!

DENUNCIE DERRUBADORES CLICANDO AQUI!!!!!!!!!!!!!!!!!

NÃO LEIA APENAS, COMENTE A POSTAGEM. O SEU COMENTÁRIO É A NOSSA MOTIVAÇÃO!

Comments

comments

Tags : DestaqueKonamipes 2018Pro Evolution Soccerpro evolution soccer 2018WebrothersWinning Elevenwinning eleven brothers
Edu Suliano

The author Edu Suliano

59 Comentários

  1. A Konami tem que demitir esse tal de Adam urgentemente, esse cara está acabando com o PES e não respeita os fãs. Não gostei da trilha sonora do jogo também, achei nada a ver, pra ser sincero, a trilha do PES 2012 é insuperável até agora. E o Criador de Estádios? Só tem chance de voltar se trocar o gerente global do PES, enquanto esse Adam estiver à frente, pode esquecer. Podiam também liberar slots para até 10 uniformes pra cada time, só 4 é muito pouco, além disso, os times licenciados não tem como trocar os uniformes, se pudéssemos inserir até 10 kits por time, mesmo não sendo possível trocar os da Konami, poderíamos inserir os novos até com variações.

  2. A Konami tem que demitir esse tal de Adam urgentemente, esse cara está acabando com o PES e não respeita os fãs. Não gostei da trilha sonora do jogo também, achei nada a ver, pra ser sincero, a trilha do PES 2012 é insuperável até agora. E o Criador de Estádios? Só tem chance de voltar se trocar o gerente global do PES, enquanto esse Adam estiver à frente, pode esquecer. Podiam também liberar slots para até 10 uniformes pra cada time, só 4 é muito pouco, além disso, os times licenciados não tem como trocar os uniformes, se pudéssemos inserir até 10 kits por time, mesmo não sendo possível trocar os da Konami, poderíamos inserir os novos até com variações.

  3. Galera , ontem comecei um MODO CARREIRA no FIFA 18 .
    Estou jogando com o Arsenal e como ele foi campeão da copa da Inglaterra ,logo de cara teve uma decisão contra o Chelsea . Me surpreendi muito, antes do jogo começar ,apareceu cenas dos jogadores de colete aquecendo , a torcida fazendo festa , o estádio todo sendo filmado e outras coisas boas .
    Houve uma mudança na hora das transferências , vc agora se encontra o representante do time adversário .
    Enfim , só teve melhorias .
    .
    Agora como voltar a jogar uma MASTER LIGA capada no PES18 ?
    Juro para vcs que não pensava em comprar o FIFA18 esse ano , e também jurava não encostar o PES 18 tão cedo .
    .
    .
    KONAMI , o PES 17 com todos os problemas do escanteio ainda era mais jogável do que o PES 18.
    .
    .
    Edu , parabéns pela matéria .
    Agora vc imagina , o que será da KONAMI quando vc desanimar (SIM TUDO TEM LIMITES) de vez do PES ?
    .
    O que será da KONAMI se a EA resolver contratar o ANDRÉ ?
    .
    .
    PROTESTO JÁ .
    .
    NÃO JOGUEM O MYCLUB .

    1. estou passando pela mesma coisa que você, oque me mantém no PES ainda é o modo BAL que sou fã… pq o do FIFA é muito merda… mas só isso, a jogabilidade, não tem essa de uma é melhor que a outra, é pura adaptação… Tem quem prefira um, o outro ou como no meu caso os dois… porém, infelizmente é meu ultimo ano no PES. Se tem algo bom nesse PES2018 é que podemos criar kits para os times licenciados assim, quando estivermos no PES2019 poderei apenas atualizar os uniformes, elenco, treinadores, etc… pronto, jogo sempre atualizado… No mais, estou com PES2018 encostado esperando a atualização do DLC2.0 para jogar com estádios novos e começar meu BAL, enquanto isso jogo Bloodborne de novo, e estou dando chances para os jogos gratis da psn…

  4. Estamos no PS4 a ML não pode ser mais um primo sóbrio do Futebol Manager, não cabe mais isso. Mesmo que tragam de volta alguns recursos da ML antiga ainda não será o suficiente para prender ninguém.
    .
    Tá na hora do modo história chegar na ML. E no mundo do futebol as possibilidades são infinitas:
    .
    – Seu time acaba de ser rebaixado, 90% dos jogadores se transferiram pra outros clubes. Você ficou apenas com alguns jogadores nada promissores e o craque do time. Você deve se esforçar muito para devolver o time para a primeira divisão e montar um elenco para ser campeão no futuro.
    – Você é o técnico de um pequeno time, e tem a missão de tornar o conto de fadas realidade, fazer do pequeno clube o grande campeão.
    – Você treina um dos maiores clubes do mundo, mas ninguém fica no topo pra sempre. As vacas gordas se secaram, a crise financeira veio e os grandes jogadores estão se transferindo. Agora você precisa buscar os títulos sem contar com os grandes craques, o problema é: será que você é capaz de resistir a pressão de treinar um grande clube?
    – Um bilionário se tornou o dono o seu time, a intenção dele é muito clara, taças e mais taças. Ele está pronto para montar uma seleção, cabe a você escolher os jogadores sem poupar dinheiro. Não preciso te lembrar que ele não aceita nada abaixo de ganhar tudo.
    – A temporada está rolando, os resultados não vem. Com a confiança cada vez mais baixa o time não para de despencar. Contudo, algo errado está acontecendo, o elenco parece estar rachado. há quem diga que os jogadores já não correm mais por você, será que querem te derrubar? Você precisa se esforçar muito para recuperar o controle do elenco, e você deve fazer de tudo até se livrar de jogadores importantes.
    – O seu time tem um grande ídolo, mas ele tem um espinho doloroso, nunca ganhou a champions league. Perto do final da carreira ele tem uma ou duas chances no máximo e conta com você para realizar o seu grande sonho. Você não vai decepciona-lo, e nem sua legião de fãs? vai?

  5. A base pra voltar a ser um grande jogo de futebol é:

    1 – Trocar de Engine
    2 – Dar a importância devida ao jogo
    3 – Mudar a forma de lidar com seus consumidores e conseguir compreende-los
    4 – Priorizar o investimento e concentrar seus esforços antes de tudo na estrutura do jogo
    5 – Resgatar conceitos e valores que foram pedidos devidos as decisões erradas que foram tomadas a partir da geração do PS3
    6 – Investir da forma apropriada no jogo.
    7 – Ter identidade própria como era antes e parar de querer ser um FIFA melhor que o FIFA
    8 – Mudar a gestão e as diretrizes que levaram a marca a decair.

    Sem essas 8 medidas nada irá adiantar. Se não estiverem dispostos a fazerem isso então passem a franquia pra outra empresa que queira fazer do PES um grande jogo, que será melhor.

    1. O sétimo comentário seu é quase perfeito , amigo . Mas hoje eu posso dizer com certeza , pois comprei o jogo , a jogabilidade do FIFA está boa e sim , melhor que a do PES . Mas isso é questão de gosto .

  6. galera

    concordo com tudo,só n sei se é viavel a edição do cabelo nos jogadores com faces licenciadas pela questao da linha frontal da testa,se for um tipo de cabelo q seja aplicavel a todos talvez mude a testura no meio da testa do jogador e fique artificial,só se eles soubessem uma maneira do cabelo pegar por cima da face licenciada,ou no caso de faltar testa pro cabelo,houvesse uma forma inteligente de preencher

    nao sei se fui claro.

    1. Acho que uma boa solução para isso seria que houvesse tipo um banco de dados dos cabelos dos jogados com faces licenciadas e que pudéssemos usá-los em qualquer jogador. Ex: Vc quer mudar o cabelo do Messi e colocar um estilo de cabelo do Hamsik. Vc iria em editar face, opção penteados e lá estariam todos os cabelos dos jogadores licenciados. É só escolher qual vc iria querer (nesse caso seria o do Hamsik) e aplicar no Messi. Assim não haveria perda de qualidade da face.
      Outra coisa que eu gostaria que tivesse novamente era a opção de editar chuteiras (Usando a mesma lógica que a dos cabelos que citei à cima) e a opção de misturar os uniformes. Ex: Camisa titular com o calção do uniforme 2 e por ai vai.
      Sim, liberem os legends para serem usados offline.

  7. Edu, mais um post muito bom, falou td.
    Tem coisas q não dá pra entender pois a Konami era só manter ex; a Master liga dos pés 12 e 13,
    O rumo estrelado dos pés mais antigos era quase q um modo jornada do FIFA (quem é das antigas vai lembrar)
    E qual dificuldade de por a série B genérica q tinha até o Pés 14.
    Oq eu queria era apenas oq tinha antes só isso.

  8. Resumo dessa ótima postagem seria a seguinte:a Konami tem que contratar uma equipe dos Países que tem tradição no futebol pessoas que conhecem a cultura do futebol pessoas que conhecem a atmosfera das copas e das ligas, pessoas que conhecem a importância das torcidas e seus apetrechos ( bandeira faixa charangas etc..) os caras que estão na konami atualmente não sabem nada disso não vivem a paixão do futebol.Isso que está faltando na Konami a cultura futebolística a ”malandragem ” no bom sentido. O ideal seria que a equipe responsável pelo desenvolvimento do PES fosse composta por brasileiros,argentinos,italianos,alemães,espanhóis enfim ..pessoas que entendem do riscado,pessoas que amam o futebol como nós amamos.
    Concluindo: Konami precisa de gente que já frequentou o Maracanã a Bombonera o Olimpico de Roma o Iduna Park o Camp Nou o Estádio do Dragão etc..

    1. Romero eu concordo contigo a Konami poderia contratar equipes temporárias pra dar uma ajuda no desenvolvimento do jogo exemplo Brasileirão chama uma equipe BR campeonato chileno chama o pessoal do Chile e por ai vai ..Konami tá sem recurso ? garanto que muitos fãs do PES ajudariam até de graça ou cobrariam um valor simbólico.

    2. Concordo contigo, mas também tenho certeza de que a Konami sabe e tem pessoal capacitado para tal.
      O problema parece ser falta de foco + falta de investimento + falta de pessoal para o desenvolvimento.
      Provavelmente o Gerentão Global está a frente do PES para recuperar e maximizar os lucros da franquia sem que a Konami aumente muito orçamento para o desenvolvimento, isso pra mim está a cada dia mais claro.
      Agora, tem alguns aspectos que é pura falta de vontade e falta de foco.
      Exemplo:
      cadê as propagandas do jogo nas redes sociais? Porque a própria Konami não lança videos no canal do you tube sobre os empresários semanais do MyClub? Porque não publicar tutoriais de marcação, dribles e esquemas táticos como forma de propaganda?
      isso aí é propaganda extremamente barata e eficiente.
      Por mais que tenhamos canais de terceiros que fazem isso, é totalmente diferente quando a própria empresa o faz, passa um ar de que o jogo tá vivo, de que a empresa tá ali dando suporte ao jogo.
      Tem coisas aí que é pura falta de visão mesmo… o pessoal da publicidade do PES é extremamente fraco.

  9. Colocar o cara ou coroa, voltar com as cenas do jogador se machucando sozinho durante a partida, mostrar a torcida indo embora, gandulas, vento, partida paralisada por conta do mal tempo, etc. Tem espaço pra muita coisa.

  10. Vamos ao ponto!!
    1- Sim, temos que organizar uma carta aberta a Sra. Konami, temos que mostrar tudo o que nos incomoda apontado os erros e colocando para eles o quanto de potencial o jogo tem a evoluir, bastando apenas dedicação e investimento para que empresa volte a gloria, volte a ser um jogo de referência ao futebol digital! Edu, temos que ser ouvidos e este site de PES é maior referência !!!
    2- É triste ver que a Konami trabalha tão mal essa licença da UCL !! Olha o potencial disso? Saber que no passado nem o estádio do final do UCL apareceu, eu acho que antes de criar um embrião do modo carreira ela tem melhorar e aperfeiçoar melhor essa licença. Pensou que legal ver um Lendário como Inzaghi, Crespo, Shevchenko etc.. Falando dentro do modo de jogo Contando suas histórias os desafios que enfrentaram durante a competição? Seria sensacional
    3- Se UCL não tiver tinindo do que adianta mais modo de jogo? que acredito não será aquelas coisas até por ser começo, Então tem que melhora a UCL e depois partir para um novo modo de jogo. Sem falar da Libertadores da Sulamericana, PELO AMOR DE DEUS KONAMI que venha em PES 2019!!!!
    4- Poxa eu nem comecei a Master League e já vejo tanta crítica que até desanima a jogar … espero que na DLC. 2.0 eles Corrijam estes Bugs, pedir um pouco mais de atenção a ML e BAL. É pedir MUITOOOOOOOOO? deixe o modo mais caprichado, com mais cutscene mais desafios e até modos de jogos dentro da ML e BAL. Foi perfeito sua colocação sobre nossa Master league.
    5- Em relação aos OPTION FILES DE XBOX ONE, (Eu nem vou comentar quanto o PES venderia a mais para este console e nem quantos player que jogam no concorrente que um dia começaram jogando PES voltariam para a Franquia.).
    Edu meu caro! Temos inúmeros casos, tenho vários prints (que posso comprovar!) meus e de amigos que ao questionarem a Microsoft deixa claro, que a questão da não liberação desta ferramenta É de RESPONSABILIDADE da produtora do jogo. O que dar entender? Pelo histórico? É SIM PREGUIÇA E MÁ VONTADE!!!
    Hoje meus times e ligas estão todos editados e gastei dias que era para eu estar desfrutando do jogo para fazer isso, edição! Eu Tenho que editar os uniformes e tem Youtuber muito bom, PES KITS XBOX mais não consigo editar sabe porquê? Se eu começar a editar os uniformes eu não jogo e quando eu começar a jogar depois de editar vai estar quase no fim da vida útil do jogo, Pois trabalho e tenho que ter no mínimo uma vida sociável para não ser taxado como bitolado.
    É a KONAMI que é responsável tenho certeza disso, Não tem nada ver com Microsoft, no entanto na última atualização do XBOX você consegue importar mais coisas pelo console ……Se fosse algo tipo “Há Microsoft vai violar a segurança do console para liberação de imagens!!” BALELA !!! E das grandes, eu consigo ouvir músicas vias usb importar imagens da internet para meu perfil. PREGUIÇOSA, é mais fácil dizer que não tem tempo ou estrutura para isso. É UM ABSURDO ISSO (Desculpe o desabafo).

  11. Edu este post foi o melhor de todos os tempos parabéns !! Me lembro que a capa do WE 10 com o Zico e o jogador japonês é emblemática tinha até camiseta pra vender nas lojas de games com a foto da capa e me arrependo até hoje por não ter comprado.Concordo 100% com tudo que o Edu colocou na postagem e realmente jogar PES sem a OF tem que ser herói parabéns ao meu primo J.Roberto e todos que jogam no Xbox One. Pra vocês terem uma ideia eu ajudei meu primo e varamos a madrugada editando todos os nomes e uniformes da La Liga na raça, e nessa semana vamos editar a liga inglesa e a portuguesa.Pelo menos os uniformes ficaram parecidos dentro do possível.Jogar com Madrid White é deprimente rs. As outras capas inesquecíveis do PES: ISS 90 com Valderrama,PES 2003 com o arbitro Colina,PES,WE 8 com o Zico segurando a bola..Que saudade desses tempos !!

  12. O flamengo perdeu de 2×0 ontem… entrou com time reserva para poupar jogadores.. parece que hoje existem meios e estudos que apontam risco de lesão sem o jogador dar sinais aparentes disso, ia ser interessante na master liga ou nas ligas comuns ter essa funcionalidade … o DM dá o alerta .. mas o próximo jogo é importante.. vc poupa o cara ou não?? porem com esse alerta a chance de ficar lesionado é aumentada em 3x ou 5x sei lá.. aí seria mais uma decisão a ser tomada.. q pode acrescentar mais realismo ..

  13. E aí galera Winning Eleven’s, fui jogador de Winning Eleven desde o 3 até o PES 2009. Quando entrou a geração PS3/X360 infelizmente o reinado acabou….até joguei até o PES 2013, mas daquele jeito…sempre criticando e desapontado com várias coisas. Migrei para o Fifa13 e vi por lá uma qualidade muito superior ao W.E…e em meados do fifa 14 o mesmo tbem começou a decepcionar…comecei a sentir manipulação na jogabilidade..o famoso handcap que todos diziam chegou até mim. O que busco num game de futebol é a simulação de um jogo de futebol, troca de passes, táticas, criação de jogadas e a satisfação de fazer um gol por seu mérito ou ser punido por uma falha sua, ou seja, busco a competitividade justa…e perdendo ou ganhando irei me “divertir”, desde que eu veja/sinta justiça. Assim, me incomodou e muito, jogadas extremamente fáceis na finalização e o jogador chutar na trave, chegando as vezes, ter uma sequencia de 3/4 bolas na trave, sem contar as defesas milagrosas e o saco de cimento nas costas dos jogadores…até tentei voltar pro PES, mas a cada versão…pegava a versão “alternativa” para testar e a decepção era compatível…jogabilidade sofrível e uma robotização que incomodava d+. Hoje com o fifa 18, vejo que o fundo do poço pra EA está num futuro próximo, a versão 17 pra 18, só houve mudanças gráficas e vi que a Team se empenhou em “melhorar” o sistema de handcap….é um absurdo como está mais presente e escancarado para os players, mas, pelo fanboyolismo da grande maioria, negam até a morte e outros acham que isso é um mal necessário. o Jogo se tornou arcade e procura jogadores casuais que não gostam de táticas e pensar para fazer gols…o gol que é o ápice do futebol, ou seja, tudo aquilo que você pensa, constrói e executa e recompensado pelo gol…no fifa isso está banilizado, partidas de 5×4, 5×5, 3×3, nada menos que 4 gols por partida, acontecem sempre e daquela maneira….quando um está ganhando o “handcap” favorece o outro para empatar…dai alterna para o outro e assim vai…..vc nunca sabe se está ganhando por seus méritos ou perdendo pq realmente o player do outro lado é superior a você. Agora voltando ao PES, peguei a versão jack pra testar….como faço todos os anos, porém nesta versão…eu curti bastante o que vi, principalmente após “atualizar” o jogo com optionfile, mas o meu negócio é online….ja passei muito tempo da minha vida jogando contra a CPU….ja deu!!, desde o nintendinho 91/92…faz tempo….hj com online..quero adversário reais…..E aí que venho até vcs e peço um feedback., por pretendo adquirir o original no mês que vem, pois quero futebol de verdade, não adidas power soccer/red soccer / futsal/fifastreet e etc…..handcap, manipulação…coisas bizarras acontecendo a favor e contra….notar que a livre jogabilidade está afetada….isso existe no PES???

  14. O site da IGN descendo a lenha no Fifinha hehehe… Esse ano o PES ficou com 9.3 e o fifinha 8.9
    Palmas pro IGN, subiu no nosso conceito esse ano kkkkkkkkkk

  15. Porra Edu, que matéria foda mano!!! Parabéns mesmo cara.
    Vendo esses tipos de pessoas que jogam PES eu me pergunto se as pessoas de dentro da Konami realmente são fãs de PES. Olha quanta ideia bacana, coisas simples, coisas que a comunidade inteira pede e que deixariam o jogo fantástico (essa ideia de torcedor invadindo o campo foi demais kkkk).
    Enfim, pode mandar essa matéria pra Konami pq tem apoio 99,9% da comunidade aqui.

  16. Acontece o seguinte . A KONAMI já acabou com o PES faz tempo e nós não queremos enxergar isso .
    Edu, sabe pq a KONAMI não corre atrás de ligas “deixadas ” pela EA ? Pq se ela conseguir por ex: a liga turca , russa e outras totalmente licenciadas , a MASTER LIGA voltará a ter graça e isso não é bom para a senhora KONAMI . Hoje o que realmente interessa é o MyClub .
    .
    .
    Por uma dessas e outras que faço o apelo :
    NÃO JOGUEM O MYCLUB PARA O NOSSO PRÓPRIO BEM .
    .
    Adoraria explicar melhor , mas tente entender .

  17. Todo lançamento de PES é o mesmo sofrimento, sempre com a M… de um bug escroto e os caras não veem isso, como é possível? O jogo já não tem licença nenhuma, ao menos deveríamos tem um gameplay impecável, sem bug ridículo. PES 2018 te uma jogabilidade perfeita, mas tem uns encostos que atrapalham a franquia, pessoas completamente despreparadas que mais parecem não jogar PES em casa, essas M… só podem jogar FIFA ou até mesmo devem está de curtição com a cara da comunidade PES. Eu teria vergonha na P… da minha cara e pediria demissão, porque o que acontece
    na franquia hoje é vexatório e ainda aparece uma IMUNDICE lá de dentro provocando a E.A. por causa de face de jogador, deveriam se preocupar em consertar esse bug do L1 C… Queria ver se a E.A. postasse o comparativo das vendas do FIFA 18 e PES 2018 em resposta ao mongoloide que catucou a onça vara curta. BASTA KONAMI!!!

  18. Edu, você é um cara guerreiro que briga pela franquia em troca de P… nenhuma, muito pelo contrário, tira do bolso para nos manter informados e ainda tem que aguentar os doentes mentais de fifeiros que vem aqui encher o saco.

    O que vou expor aqui você pode até não concordar, mas cara, a demo do PES 2018 estava melhor do que o jogo full, pois para mim os atacantes mais técnicos dominavam a bola com precisão e rapidez. No jogo full não há muita diferença de um jogador que tenha o controle de bola 75 e o outro 85 ou 90, pois é sempre aquele domínio escroto pulando igual a uma marica e esticando a perna, onde a esmagadora maioria das vezes a bola foge, na demo o atacante fazia morrer macia em seus pés ou peito ou até mesmo conseguíamos dar aquela esticada na frente.

    O posicionamento dos zagueiros quando levamos contra ataques é ridículo, os mongoloides além de ficar numa marcação de linha alta, mesmo que configuremos baixa, as mulas ficam distantes entre si deixando sempre o meio para o atacante se infiltrar, olha, eu tenho que a todo momento marcar de olho no radar para tentar corrigir o posicionamento dos zagueiros, pois para mim no PES 2017 a inteligência artificial deles era bem melhor.

    Outra parada muito importante é que muitas das vezes a bola passa ao lado do nosso jogador, apertamos L1 e R3 umas três vezes, e o desgraçado fica paralisado, mesma coisa acontece quando a bola bate na canela de um e ao invés de alguém ir na bola pegar a sobra, ficam todos paralisados, como isso me deixa com raiva. Eles têm que concertar esses botes, muitas das vezes fica cansativo, a bola sempre sobra para o time que ataca e incrivelmente vai na direção do gol do time que defende perigosamente, como se fosse um imã, chega dessa física da bola tendenciosa.

    AGORA QUERO DEIXAR BEM CLARO TODO MINHA INDIGNAÇÃO PELO JOGO SER LANÇADO DESSA MANEIRA, É INADMISSÍVEL, OS CARAS ABANDONAM PES 2017 DEPOIS DE 6 MESES DE SEU LANÇAMENTO E NOS ENGANAM COM UM PES 2018 COM BUGS RIDÍCULOS, E NÃO ME VENHAM DIZER QUE O TEMPO FICOU CURTO, POIS PARA MIM O TEMPO QUE GASTA POSTANDO FOTOS NO TWITTER DE PARCERIAS QUE NÃO AGREGAM P… NENHUMA AO JOGO PODERIA SER GASTO EM TESTES, E JÁ DE ANTE MÃO DEMITIR ESSES CARAS QUE DIZEM TER TESTADO O JOGO, MAS NA VERDADE NEM PES JOGAM.

  19. Sobre o option files no xbox, se a Konami nao fosse mão de vaca e usasse um servidor para concentrar o envio de arquivos isso estaria resolvido.

    O série wwe2k permite enviarmos arquivos de imagem pelo navegador e app e depois usa-los dentro do jogo como quiser, inclusive por estar tudo online ainda podemos pesquisar por envios compartilhados de outros jogadores.

    Mas ao invés disso a Konami prefere botar a culpa na Microsoft e continuar sem oferecer nenhuma opção de customização, nem mesmo dentro do jogo, esse ano foi o ultimo que eu comprei o PES, se ano que vem o xbox continuar sem irei simplesmente nao comprar e pular o ano.

      1. Nesse caso eu quis dizer concentrar mesmo, no sentido do usuário com a sua conta Konami (que inclusive o Adam disse que teria importância nesse ano e até agora não vimos nada) poder juntar todos os seus arquivos no servidor deles.

        Imagina que maravilha eu criar um uniforme, dar um nome e compartilhar com outras pessoas do jogo, que poderiam baixar e instalar diretamente pelo console.

        O wwe permite fazer tudo isso no Xbox sem problemas, mas a ganancia da Konami em não querer gastar com servidores nos prejudica mais uma vez infelizmente.

  20. Pessoal procurem pelo download.
    PES18 – UEFA Edition by Wolves85 v2.0
    PES 2018 Team Chants Update v2 by predator002
    Só para PC até vão desmaiar! Ainda não está completo mas o creador vai arrasar nos próximos patches.
    PS: Não fazer upload this patch ou então ele para.
    Obrigado!

    Olha a cara da konami: https://1.bp.blogspot.com/-EKLgm9oGQcs/WP0tpQtcfYI/AAAAAAABLko/CKzUkKTEzyMDvUrMi4A-NdSnEK8gfKsHwCLcB/s1600/a-new-era-of-sports-games-konami-boasts-about-pes-2018-debut.jpg

  21. Salve galera!
    Mais um excelente post Webrothers, parabéns!
    Concordo com quase toda análise do post. Só não concordo em classificar a parceria com o Fulham. Toda parceria é importante!😉
    A Konami precisa aproveitar melhor as licenças da UEFA Champions League e principalmente Campeonato Brasileiro. É preciso também buscar as licenças de mais campeonatos como colombiano, peruano, russo, turco, português, japonês, chinês e Libertadores, Sulamericana e Recopa Sulamericana!
    A Master Liga e Rumo ao Estrelato precisam ser inovados e remodelados!
    A Konami precisa brigar com a Microsoft para incluir a importação de imagens no Xbox One! A Konami é maior interessada nisso!
    O Modo Edição ser ainda mais completo, como voltar o Criador de Estádio, poder editar as fontes de letras e números igual editamos os uniformes.
    Enfim, o post foi bem completo, e abrange todos os aspectos que o jogo precisa ser melhorado!

  22. Concordo com quase tudo da matéria , descordo com mudança de nome, mais tem momento que fico na dúvida se a Konami não está satisfeita com seu volume de vendas e portanto pra ela já é lucro, se quiser concorrer com o fifinha ou vender pelo menos o dobro que vende a solução é no Brasil, América do Sul e ligas esquecidas pelo concorrente, Brasileirao , tem que ter série b, times parceiros tem que ter faces em todos jogadores e mais faces do que o holandês com certeza, manter os estadios que tem e acrescentar todos os outros que restam na primeira divisão do Brasil , mesclar uniformes ,poder editar técnicos e aparecer no jogo , hinos dos clubes no intervalo ou poder editar no jogo, time em má fase com estádios com poucos torcedos , melhorar gritos de torcidas são péssimos no jogo, melhor marketing , libertadores, criador de estadios, offs pra x box one, se fizer 50% disso ja estaria bom demais.

  23. A Konami precisa demitir o Adam ele só piora a franquia se não demitir pelo menos tem que ameaçar e vou falar um pouco as minhas ideias.

    Realmente precisa colocar músicas mais divertidas, dava prazer ficar na tela de início do PES 2013 só ouvindo as músicas.
    Em relação as licenças a Konami ou o Adam tem que ver quais são os países que mais vendem PES e não tem suas ligas no jogo e isso ia dá um up legal nas vendas.
    A Konami tem que fazer votações perguntando se querem que foquem no offline ou no online, o que querem de volta nos modos de jogos, se querem que voltem com a MLO ou continua no MyClub, quais ligas focar em relação de faces,estádios, overalls corretos e etc.
    Uma coisa que tá fazendo muitos piratearem o jogo é o fraco conteúdo pois muitas pessoas não vão comprar um jogo de 130-200 reais se nem tem uma Master League decente, um rumo ao estrelato decente, um online que dê para passar horas jogando.
    A konami tem que colocar coisas simples que tinham nos jogos anteriores como por exemplo a junção de de uniformes.
    O nome tem que voltar a ser Winning Eleven porque muitas pessoas deixaram de comprar o jogo por pensar que PES era um jogo de futebol completamente diferente.
    A konami tem que focar na Ásia e na Ámerica do sul pois a Europa e a Ámerica do norte e central foram dominadas pela EA.
    Seria legal se a Konami fizesse eventos mais frequentes pelo mundo pois iria atrai muitas pessoas.
    Poderiam licenciar países-sedes de competições super importantes por exemplo a Russia lá vai ter a copa do mundo 2018 e eu acho que a copa das confederações 2019 e se licenciassem a liga e fizesse todos os seus estádios atrairia público.
    Poderiam fazer a categoria de bases e times femininos dos times premiuns e seleções licenciadas.
    Um modo de futebol fora dos campos, como por exemplo você escolhe o número de jogadores e seus jogadores(qualquer um) e escolhe jogar em ginásio de futsal, em casas, no meio da rua(passando carros e motos, imagina que massa), um agarra e dois jogam, todo mundo contra em dribles, futevolêi, campo de areia, travinha(escolhe entre cadeira, sandálias e golzinho para se a trave pro exemplo).
    Eu dei minhas idéias, espero ajudar.

  24. Ótima matéria, a questão é onde a Konami quer chegar com o seu produto, se a sua postura for pela manutenção das vendas que tem , acredito que não teremos muitas alterações no jogo nas próximas edições, mas caso sua intenção seja a da busca pela maior competitividade frente a EA, será necessário maior investimento e principalmente maior sinergia para com os seus clientes. É impressionante o apoio da comunidade com o PES. Vida longa ao nosso amado jogo!

  25. Beeeeeela matéria Edu!

    Parabéns webrothers!

    O site me representa. Acredito que não só eu, mais representada a grande maioria dos fãs da franquia Winning Elevem!

    Tamo junto!

  26. Otima matéria, a questão é onde a Konami quer chegar com o seu produto, se for para manter o nível de vendas e a sua manutenção, acredito que só teremos poucas alterações no jogo nos próximos anos, mas caso a sua postura seja realmente de disputa pela competitividade com a EA, será necessário investimento e uma maior sinergia com seus clientes. É realmente impressionante o quanto essa comunidade apoia o PES. Abraços e vida longa ao blog e ao nosso amado jogo.

  27. Fala galera, blz? Poxa tinha um tempão que não jogava o PES, desde da edição 14, esse ano não ia nem comprar jogo de futebol, ia continuar com meu FIFA 17…até q joguei a demo do Pes… Foi amor a primeira vista, fiz a compra do Full sem pensar duas vezes, vejo muita reclamação do pessoal e realmente não entendo…jogo tá muito top, tirando a troca do curso q só me atrapalha no online de resto tá muito bom, tem um mês q não não tiro o jogo do console, e olha q tinha muito tempo sem jogar

  28. Somente o retorno do nome WE ja seria uma revolução na franquia. Mas nao acredito muito nisso.
    Com o passar dos anos vamos percebendo q a konami é uma produtora amadora, sem visao nenhuma de mercado, marketing. Ela é dirigida por pessoas realmente incapazes de entender o mercado q trabalham.
    Pes infelizmente é um jogo ultrapassado, a cada a ano mais e mais, é só olhar os menus do jogo, q remetem ao windows 97, enquanto Fifa tem menus modernos e simples q remetem ja ao seculo q vivemos, seguindo a linha do windows mais moderno.

    1. Cara, não tô querendo puxar saco da Konami…
      Mas os menus são modernos, seguem a linha do Windows 10, design básico e limpo..
      Acho feio, mas é moderno… rsrsrs

  29. Outra sugestão que eu adicionaria seria algo como um modo “eventos” onde poderíamos simular lances e situações de partidas reais,isso já acontece nos “fifa world cup”,e seria ótimo para aproveitar as licenças da ucl,como por exemplo,reprisar o a virada do real pra cima do atlético,podendo escolher ser o real para correr atras da virada,ou ir com o a atlético e se defender para ganhar o titulo,e vários outros exemplos como, Barça X PSG do ano passado, e até mesmo partidas mais antigas, como Milan X Liverpool,ja pensou em jogar esse confronto com os elencos reais da época e finalmente trazer o titulo pra Itália ? seria sensacional, e isso sim aumentaria a imersão e aproveitaria ainda mais os partnes, e poderia estar sendo constantemente adicionados novas partidas,aproveitando ão máximo as poucas licenças que temos disponíveis.

    1. Vocês devem lembrar, no Super Nintendo no ISSDeluxe tinha algo parecido, onde escolhíamos o cenário e aí precisávamos reverter a partida com pouco tempo… TINHA NO SUPER NINTENDO!!!!! uehuehuhe

  30. ótima matéria,mas quanto a mudança do nome para “winning eleven”,não sou totalmente a favor,talvez no brasil e em partes da America latina de certo,mas ja na Europa e na America do norte o nome “pes” é bem mais forte,então o que eu acho que deveria ser feito é alterar o nome por regiões,la no japão já é “we” então traz esse nome também aqui pro brasil e outras regioes,ja tivemos capas diferentes por regiões,marketings variados,não vejo muito problema com a mudança de nome caso seja feita nos lugares certos.

  31. Como sempre muito lúcido Edu. Ótima matéria com realmente tudo que nos fãs queremos de volta ao PES . A franquia está voltando ao rumo certo tanto a volta deJohn kabira foi uma largada para isso. Esperamos que o André seja o novo gerente global. Minha sugestão seria a Konami criar um site para sugestão e inserção de faces feitas por fãs com votação pra qual entrariam no jogo. Tipo uma ligação direta dos fãs direto com a Konami.

Leave a Response